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A Importância da Comunicação Interna nas Empresas

A Comunicação Interna nas empresas, isto é, a comunicação da direção e das chefias das áreas com os seus colaboradores, e destes entre si, sempre foi e continua sendo um grande desafio! Para vencer este desafio atualmente, num mundo digital, conectado e permeado por redes sociais, as empresas podem aprender muito com a geração dos Millenials, principalmente com Influenciadores e Youtubers! Mas antes de explicarmos como, é preciso entender como é feita e para que serve a comunicação interna corporativa.

Os principais pontos estratégicos que levam uma empresa a se comunicar com seus colaboradores são os seguintes:

1. Informar e Atualizar

manter todos da empresa na “mesma página”. “Se eu não sei o que acontece na empresa, como posso fazer o que me pedem?”, e por outro lado “se a empresa te orienta e te dá insumos, como você não faz o que tem de fazer?”. Esse informar, manter atualizado pode dizer respeito a campanhas de Marketing ou Propaganda que a empresa irá realizar; novidades na estrutura de negócios ou remuneração da empresa; novos produtos que irá lançar; nova política de preços; e assim por diante.

2. Motivar

Uma pessoa assalariada está no emprego primeiramente porque precisa do dinheiro para pagar suas contas. Convenhamos, isso não é uma motivação aspiracional, isto é, com a qual você sonha. Muitas vezes, é preciso que a empresa divida seu sonho com o colaborador, para que ele, vendo motivo e razão no porquê estar naquela empresa e “vestir a camisa”, possa se auto motivar. Isso só acontecerá se a empresa, e seus comunicadores internos, também, de verdade, acreditarem nessa motivação.

3. Reconhecer e dar visibilidade ao colaborador:

Quem não quer ser reconhecido e apreciado por seus esforços? Quem não quer, ao menos uma vez na vida, subir no palco para ser premiado? Trazer o colaborador para o foco de luz da empresa, em meio a todos os seus colegas, é um prêmio às vezes maior do que a remuneração. A comunicação interna tem a obrigação de ser também um palco onde o colaborador, que dá retorno à empresa, possa ter o seu momento de estrela!

O mundo mudou! A comunicação não pode ser mais a mesma! Seja essa comunicação feita pessoalmente (em reuniões ou palestras), por e-mail, vídeos, LIVEs, TV Corporativa, Rádio Corporativa ou Digital Signage (mural digital), ela precisa ser nova, e seguir alguns conceitos:

  • A comunicação não é mais feita de 1 emissor para 1 receptor; agora ela é de vários emissores-receptores para vários receptores-emissores! Logo, a comunicação interna não pode ser um “boletim do que nós decidimos” para “vocês que tem que fazer acontecer”. A comunicação precisa ser um REFLEXO do que ocorre ao nível do colaborador! Ela deve refletir seus anseios e expectativas.
  • Considere o interesse do seu público: É assim que os Youtubers fazem! Se eu quero atrair o interesse da minha audiência eu tenho que falar a mesma língua! Dizer o que eles querem ouvir!
  • Vá direto ao ponto: Não enrole! O primeiro minuto é fundamental para prender a atenção da plateia!
  • Seja leve e dinâmico: mostre imagens, vídeos, coisas que ilustrem o seu ponto-de-vista; a explicação mais curta é sempre a melhor; não precisa ser engraçado, mas tente ser simpático e natural – seja quem você é e eles vão sempre te reconhecer (mesmo que às vezes, com alguma trolagem).
  • Não desperdice o seu tempo (e o do público): seja conciso, objetivo, rápido. E no final, agradeça, faça uma despedida motivadora, pra cima, e diga que você espera um retorno deles (um like, uma inscrição no canal, para os Youtubers) e, até a próxima!

Caso você não siga esses passos, é muito provável que em vinte segundos alguém vá olhar o Whatsapp; em trinta segundos mais cinco estejam no Instagram; e por fim, em 1 minuto, ninguém mais esteja realmente prestando atenção!

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