Realidade Virtual: Nova maneira de treinar sua equipe


Compartilhe:
10 de dezembro de 2018

Os treinamentos são essenciais dentro das corporações, desenvolver as habilidades em seus colaboradores evita futuramente, alta rotatividade, sendo possível também reter talentos. E na atual situação do país, ter colaboradores bem treinados pode ser o destaque do seu negócio. Até pouquíssimo tempo, os treinamentos eram realizados de forma teórica, com amplo deslocamento de pessoal, e dependendo de longas horas, mas com as novas ferramentas tecnológicas já é possível otimizar o tempo e proporcionar uma experiência única para os colaboradores, e tudo isso através da Realidade Virtual ou da Realidade Aumentada.

Você sabe a diferença entre Realidade Aumentada e Realidade Virtual? Muitas pessoas acreditam se tratar da mesma coisa, porém como você verá, não é. A realidade aumentada trata-se de um ambiente físico com elementos digitais, exemplos claros da realidade aumentada são filtros em aplicativos, eles pegam um elemento físico e inserem elementos digitais permitindo uma maior interação. Outro exemplo claro é o Pokémon Go, o jogo que fez com que este mercado entrasse em evidência, ele é capaz de inserir praças, prédios, parques, igrejas, absolutamente tudo dentro de um jogo, unindo o espaço físico com o virtual.

Já a realidade virtual trata-se de uma ferramenta de imersão por meio de objetos, um exemplo claro é quando assistimos a um filme em 3D, somos inseridos naquele ambiente por meio de um óculos especial, mas com as novas tecnologias já é possível estar imerso utilizando um smartphone que transmite uma experiência mais realista.

Parece muito longe da realidade inserir estas ferramentas em treinamentos dos seus colaboradores? Pois, não é. O varejista Wall Mart começou a realizar os treinamentos de seus colaboradores de forma virtual, a ferramenta economiza tempo e espaço, além de retratar uma experiência fiel ao que será encontrado no dia a dia.

O varejista encontrou uma série de vantagens ao instruir seus colaboradores por este meio, entre elas foram encontradas, aumento da motivação, ter colaboradores que amam o que fazem e estão estimulados a dar o seu melhor faz a empresa crescer e seu colaborador também, outra vantagem foi a melhoria na produtividade, foi constatado que os colaboradores melhoraram a forma de produzir, se tornaram mais atentos aos detalhes, produzindo com uma qualidade superior. Outro ponto vantajoso é que o aprendizado e desenvolvimento são facilitados, os colaboradores aprendem na prática como realizar a função de maneira mais descontraída.

O treinamento realizado por VR ou RA consegue estimular seus funcionários e extrair o máximo, alguns funcionários precisam apenas de um “empurrão” para redescobrir a paixão pelo trabalho ou desenvolver uma nova visão de como realizar o seu trabalho tornando-se mais produtivo.

Quando se trata de realidade aumentada é importante salientar que não se deve de forma alguma, partir para este seguimento apenas por estar na “moda”, assim como toda novidade possui um risco. É preciso ter um propósito específico de negócio e que se adeque a estas ferramentas.

Como você pode perceber o campo da realidade aumentada e virtual, está invadindo os novos processos de treinamentos, dentro das empresas, fique atento às novidades deste novo mercado e como ele pode ajudar sua corporação a atrair mais público e ter funcionários mais engajados.

 

 

Gostou do conteúdo? Em breve abordaremos mais novidades dentro do campo da VR, compartilhe as informações com sua equipe elas podem levantar questionamentos importantes e encontrar soluções para o seu negócio.

Deixe seu comentário:

 

voltar

Temos a solução ideal para o seu negócio

Quer saber como podemos ajudar na comunicação de sua empresa em TV Corporativa, Banner Digital ou Eventos

Entre em contato