Blog
Como as empresas estão investindo em Comunicação Interna
Compartilhe:
A comunicação interna só começou a ser vista como essencial no Brasil em meados de 1970. De lá para cá, muita coisa mudou e a CI só vem ganhando mais e mais destaque no cenário corporativo.
É por meio da comunicação interna que se forma e consolida a cultura organizacional. Com seu auxílio, é possível obter maior comprometimento da equipe, para desenvolver um ambiente de trabalho sinérgico e colaborativo. É na comunicação interna, também, que as empresas se pautam para disseminar valores, treinar pessoas, valorizar talentos e conquistar melhores resultados.
Mas como as empresas estão fazendo isso? Quais são as tendências de comunicação interna?
Aproximando do público
Com o fortalecimento do marketing de conteúdo, inbound marketing e marketing de relacionamento, a tendência é que a comunicação interna também fique ainda mais próxima do público.
Isso significa maior envolvimento do público interno na elaboração de conteúdos para seus próprios colegas de trabalho e uma linguagem bem mais acessível.
A participação integral dos colaboradores na comunicação da empresa traz mais senso de pertencimento, desperta o engajamento que tanto estamos buscando para superar os desafios cotidianos que o mercado nos apresenta.
Redes sociais corporativas
Seguindo na mesma linha da comunicação P2P (peer-to-peer), temos o fortalecimento das redes sociais corporativas como principais canais de comunicação e interação entre colaboradores.
A comunicação ágil entre setores favorece o esclarecimento de dúvidas, envio de documentos, troca de ideias e a colaboração. O conhecimento corporativo vai se construindo com a ajuda de todos e fica registrado para consultas posteriores.
Acoplados a estas plataformas, temos os mensageiros instantâneos, que também favorecem a comunicação e reduzem custos de telefonia e ociosidade. Além disso, a empresa pode monitorar a comunicação interna, evitando o vazamento de dados ou a proliferação de boatos sem fundamento.
TV Corporativa
O sucesso da televisão, e agora dos vídeos on-line, nos dá outra pista do que está em alta no que tange à comunicação interna: a TV Corporativa.
Programas desenvolvidos especificamente para o público interno de uma organização têm a capacidade de transmitir os valores da empresa com muito mais precisão do que outros recursos comunicacionais, pois aliam imagem, som e texto.
Com a TV Corporativa é possível atrair e reter os mais diversos perfis de telespectadores, criando uma linguagem comum para toda a organização. De treinamentos a mensagens de expectativa, de pronunciamentos da diretoria a dicas de gestão financeira pessoal, os tipos de programa são os mais variados.
Comunicação mobile
A comunicação interna não está mais limitada pelas paredes que cercam a empresa. Ela acompanha os colaboradores onde quer que eles estejam.
Estratégias de comunicação mobile começam a ser empregadas na comunicação interna com o auxílio de ferramentas bastante conhecidas: SMS, Whatsapp, Facebook, Snapchat, Twitter e Messenger, por exemplo.
Criando grupos privados, é possível manter seus funcionários engajados com a empresa até mesmo durante as férias, recebendo notícias via e-mail ou interagindo via redes sociais.
O aumento do número de postos de trabalho em home office fortalece esse tipo de posicionamento das empresas, afinal, mesmo que o colaborador esteja longe, ele precisa se sentir parte da organização. E é só por meio de uma comunicação interna ágil, assertiva e transparente que se consegue tal feito.
Sua empresa também está fazendo diferente? Conte-nos sua experiência!
voltarTemos a solução ideal para o seu negócio
Quer saber como podemos ajudar na comunicação de sua empresa em TV Corporativa, Banner Digital ou Eventos
Entre em contato