5 Ferramentas de Digital Signage para Comunicação Interna


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08 de julho de 2019

Para te ajudar durante este processo de adotar uma solução versátil para a comunicação interna, nossa equipe separou  5 ferramentas de comunicação interna com as principais vantagens e desvantagens de cada uma.

"O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito", disse Peter Drucker. A frase até pode parecer um clichê dentro do campo da Comunicação Organizacional, porém serve como ponto de partida para melhorar, e em alguns casos, criar um diálogo mais transparente e eficiente dentro da empresa.

Uma boa comunicação tem o poder de melhorar a produtividade, manter um ambiente saudável e contribuir para o sucesso dos funcionários, por este motivo ela precisa ser inclusiva, comunicando todos os colaboradores e em todas as formas, ascendente, descendente e horizontalmente para assim atingir a todos.

Considerando o cenário anterior nós chegamos a cinco soluções que podem mudar a forma de conversar com a sua equipe. 

 

TV CORPORATIVA

A tv corporativa é uma solução relativamente nova dentro das corporações e que ganhou destaque no mercado por sua versatilidade, agilidade e potencial ao eliminar os ruídos que surgem muitas vezes ao debater alguns assuntos, já que todos os funcionários conseguem encontrar todas as informações que precisam em um  só local. 

O principal foco da tv corporativa é que todos os funcionários entendam a mensagem. Ao elaborar a grade de assuntos diversas informações podem ser vinculadas, mas não se esqueça, as notícias mais relevantes são da própria empresa. Por isso, durante o planejamento é crucial criar conteúdos que atraiam e principalmente retenham a atenção dos funcionários no dia a dia. 

O Magazine Luiza, utiliza a ferramenta há mais de dez anos para integrar e alinhar estratégias com a  equipe de vendas, estoquistas, gerentes entre outros, com mais de 700 programas a Tv Luiza é um case de sucesso para empresas que buscam construir relações de sucesso com os colaboradores. Você pode conferir um pouco sobre a TV em nossas newsletters ou redes sociais.

 

Vantagens

A Tv permite uma programação variada com vídeos, imagens, vinhetas e animações e cada uma dessas opções pode contribuir de uma forma para melhorar a comunicação interpessoal.

 A mensagem é transmitida para um número maior de pessoas e ao mesmo tempo, por exemplo, todas as filiais da empresa podem ter acesso ao mesmo conteúdo em tempo real, isso mostra transparência em todos os processos, reforçando também o senso de pertencimento.

Ela pode ser utilizada para treinamentos, indicadores de resultados, aproximação com a equipe.

 

 Desvantagens

A equipe responsável pela tv precisará realizar ações constantes até que a Tv Corporativa faça parte da vida de todos os colaboradores.

O investimento inicial para a implementação e o desenvolvimento podem ser vistos como desvantagem, porém, após o período inicial você começará a ver os resultados que a solução traz ao quebrar paradigmas e entregar a mensagem com clareza e para qualquer parte do país ou do mundo.

 

INTRANET

A intranet  é de uso exclusivo de uma determinada empresa. A organização pode centralizar todas as suas informações em um único local, assim os departamentos podem trocar informações entre si de forma segura, protegida entre os funcionários.  

A ferramenta é utilizada de forma estratégica por muitas empresas, sendo usada muitas vezes para potencializar e aumentar a produtividade de seus colaboradores.

 

Vantagens

Centraliza todas as informações na intranet, permitindo assim, que todos os colaboradores tenham acesso.

Permite também que os colaboradores troquem informações entre si. Gerando uma melhora na comunicação direta entre as equipes.

 

Desvantagens

Caso não seja implantada da melhor forma, pode ser um risco para as informações da empresa, já que a rede disponibiliza muitas informações. 

A empresa também pode encontrar algumas dificuldades para integrar a rede com alguns sistemas que utiliza, como e-mails, por exemplo. Por isso é preciso estar atento e antes de bater o martelo, verificar como ela se adaptará as necessidades do seu negócio.

 

MURAIS

Os murais de recados são bastante usados pelas empresas para deixar a equipe integrada com os acontecimentos do dia a dia. Por muito tempo, as empresas utilizaram murais físicos alimentados por papéis, porém a tecnologia trouxe o mural digital, um veículo da comunicação sustentável que possibilita informações segmentadas e atualizadas em tempo real.

 

Vantagens

O mural digital traz mais sustentabilidade para o seu negócio, pois não é alimentado por papéis, como os antigos murais físicos.

Rapidez, agilidade na produção de conteúdos, e forte apelo visual.

A ferramenta é ideal para alinhar as estratégias e aproximar a liderança com a equipe, por permitir uma programação mista se adapta facilmente com outras ferramentas, facilitando também a troca de mensagens.

 

Desvantagens

Para mensurar os resultados é preciso realizar pesquisas especificas, para saber por exemplo, como o conteúdo está atendendo as necessidades da empresa e dos colaboradores. 

E por ser digital, inicialmente será preciso um investimento maior, porém os benefícios que a ferramenta traz a curto e médio prazo, são percebidas com facilidade.

 

E-MAIL/ NEWSLETTER

E-mail é uma das formas de comunicação mais utilizadas dentro das empresas, sendo de fácil acesso aos colaboradores pois recebem em sua caixa de e-mails informações importantes.

A Newsletter pode ser traduzida como "Boletim informativo", sendo enviado para uma base de assinantes, as notícias podem abordar diferentes assuntos a cada edição, tendo como objetivo informar sobre novidades e curiosidades.

 

Vantagens

A mensuração dos resultados é colhida facilmente, pois a ferramenta é controlada por cliques, assim é possível saber quantas pessoas receberam e acessaram o e-mail.

 

Desvantagens

As mensagens podem ser perdidas facilmente, por conta da superlotação da caixa de entrada, ou os conteúdos podem não ser entregues por serem considerados spam.

 

REDE SOCIAL CORPORATIVA

As redes corporativas fazem parte da nova tendência na comunicação das empresas, ela é semelhante às plataformas de “workplace” que algumas redes sociais oferecem.  A rede possibilita uma série de interações entre os colaboradores e a empresa, por ser parecida com as redes sociais ganha cada vez mais adeptos.

 

Vantagens

Por ser parecida com as redes sociais de uso informal, ganhou rapidamente adeptos, gerando assim um maior engajamento entre aqueles que a utilizam.

Outro fator interessante é a escalabilidade e a variedade, não possuem limite em relação a quantidade de usuários, recebem diversas mídias (vídeos, imagens, gif, etc) e permitem também ao usuário interagir com outras pessoas do time.

 

Desvantagens

É preciso controlar e limitar o acesso dos funcionários para garantir que serão tratados apenas assuntos relacionados a empresa.  Outro fator que se torna uma desvantagem da rede corporativa é o custo de implantação da ferramenta, pois ela diferente das redes tradicionais ela não é gratuita.

 

CONCLUSÃO

A comunicação interna possui o poder de despertar o senso de pertencimento dos funcionários, integrar o time. As ferramentas que separamos hoje transmitem as informações de forma transparente, dinâmica e sustentável pensando no bem-estar social. 

Ao longo do e-book conversamos sobre ferramentas que vão melhorar a comunicação da sua equipe, cada uma delas possui características próprias, uma delas vai ser ideal para a sua empresa. Para te ajudar a escolher a opção certa, você deve pesquisar muito a respeito, tirar dúvidas e encontrar uma empresa que seja transparente durante todo o processo.

A nossa equipe comercial está à disposição para conversar e ajudar a sua empresa a escolher  a opção certa para sua empresa.

 

 

 

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