Muitos caminhos abrem portas, mas nenhum deles é tão poderoso quanto o poder da boa comunicação. E se tem uma coisa em que podemos concordar, é que uma pessoa bem articulada sai a frente em muitas situações. Se você quer transmitir mais credibilidade através da fala e principalmente no seu evento corporativo, continue conosco neste artigo e mostraremos em 6 passos como melhorar sua oratória e elevar sua mensagem a outro padrão!

O que você aprenderá nesta leitura:

Faça um lide;

Desenvolva novas perguntas através dele;

Estude bastante o que vai apresentar, simulando respostas para possíveis intervenções;

Controle a respiração, ansiedade e o nervosismo;

Utilize técnicas de Storytelling;

–  Seja eloquente e preciso, mas dê espaço para a cordialidade;

Chega uma hora em nossa carreira que precisamos transmitir uma mensagem importante, seja em uma apresentação de um novo projeto, de resultados, um treinamento ou uma reunião. Nessas ocasiões, é crucial que mais do que ouvida, sua fala seja entendida. A partir daí, surge a importância de uma comunicação estratégica para gerar bons resultados. Agora, confira abaixo as dicas que preparamos para te ajudar:

 

  • Faça um lide

No jornalismo, o lide é o primeiro parágrafo de uma notícia. Nele, deve conter a resposta para 6 perguntas principais: o quê, quem, onde, como, quando e por quê. Isso norteia o espectador e faz um breve resumo do que será abordado posteriormente.

Antes de qualquer estratégia para oratória, é preciso organizar e traçar o que se pretende com sua apresentação. Nesse caso, você pode adaptar o lide à sua necessidade. Por exemplo: O quê/Qual informação deseja passar? Para quem será dirigida a sua mensagem? Onde/em que ambiente será feito, será um evento híbrido? Com esses pontos esclarecidos, você poderá ter um melhor planejamento.

 

  • Desenvolva novas perguntas além do lide

Quando responder as questões acima, pense em novas objeções, como: A informação que desejo passar cabe a todos que estarão me ouvindo? Para todos os temas que abordarei, devo usar a mesma linguagem ou fazer adaptações? Em estudo teórico, é dito que só existe comunicação quando o receptor da mensagem entende o que lhe foi dito. Portanto, para a oratória ser eficiente, é preciso que as informações passadas sejam claras e adaptadas ao público que escuta. Com isso esclarecido, você poderá desenvolver uma melhor fala e tipo de mensagem que se adeque a todos no que diz respeito à sua compreensão.

 

  • Estude bem o que quer apresentar e simule respostas para possíveis intervenções

Nossa mente é multifuncional e nos ajuda em diversas ocasiões, mas ao mesmo tempo, é bastante comum que esquecimentos aconteçam. Para evitar esse problema, anote e estude bastante todos os pontos que precisa falar. Quanto mais escrevemos sobre algo, mais fixamos na mente essas informações e podemos passá-las para outras pessoas com mais clareza.

Mais um ponto importante é que, às vezes, perguntas inesperadas nos causam um sentimento de aflição. Por isso, pense em quais indagações podem surgir após suas falas, se colocando no lugar dos possíveis ouvintes. Essa estratégia pode ser usada para evitar nervosismo ao responder, sabendo que já terá respostas prévias, o que causará maior segurança na fala, passando credibilidade e firmeza na sua transmissão ao vivo, por exemplo.

 

  • Controle a respiração, ansiedade e o nervosismo

A nossa respiração reflete na maneira que nos expressamos. Tendemos a falar rápido e sem pausas devidas quando temos um público nos escutando. Portanto, respirar de forma controlada e falar pausadamente é de extrema importância para que sua mensagem passe precisão.

Atente-se também a outros aspectos que fazem parte de uma boa oratória; alguns deles são: ter controle emocional para não gerar ansiedade e cuidar da postura para não demonstrar tensão, afinal, nesse momento, você já sabe exatamente o que vai falar, perguntas que podem acontecer e já está com uma boa preparação para a apresentação da sua mensagem.

  

  • Utilize técnicas de Storytelling

O Storytelling é uma estratégia narrativa desenvolvida para contar histórias de forma muito envolvente, captando a atenção do leitor/ouvinte de maneira mais eficiente. Essa técnica vem sendo utilizada cada vez mais em eventos corporativos para venda de serviços, apresentação de projetos e com certeza pode ser adaptada para otimizar sua mensagem!

Primeiramente, é preciso ter clareza da ideia central que quer se passar – ela servirá de base para todo o “enredo”. Em seguida, explane os principais conflitos que precisam ser resolvidos, pois isso chamará a atenção para o motivo principal de estarem ali. Uma dica para otimizar esse momento é fazer uma apresentação visual com imagens impactantes que conectem à sua fala proposta. Depois, deve-se criar um objeto de desejo que, no caso, pode ser “conseguiremos X coisa se resolvermos o conflito Y”. Seguindo essa ordem, além de organizar os tópicos principais para você mesmo(a), também ficará mais claro para as pessoas que te escutam.

 

  • Tenha eloquência e precisão, mas não esqueça da cordialidade

Em vários pontos ao longo dessa leitura, mencionamos a importância da fala precisa, assim, a percepção de credibilidade das pessoas no que você diz poderá ampliada. Contudo, tão essencial quanto isso, é ser cortês e amistoso na sua expressão. Uma dica seria mesclar falas mais firmes com outras que tragam maior tom de leveza, e assim por diante.

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Publicado por: Atmo Digital
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