Tempo de Leitura: 5 minutos

 

Como melhorar a comunicação interna da minha empresa? Essa é uma pergunta comum entre os gestores.

Saber se comunicar é uma chave para tudo, por meio de uma boa comunicação interna conseguimos desenvolver potenciais em nossos colaboradores, gerenciar conflitos e motivar a equipe. Não há dúvidas que a comunicação é o coração da empresa, mas ainda assim muitas corporações não conseguem usar nem desenvolver uma boa relação com seus colaboradores.

Mas quais são os principais desafios? Como podemos melhorar a comunicação interna e deixá-la mais eficiente?  E só você vencer os 5 principais desafios!

FALTA DE COMUNICAÇÃO COM A LIDERANÇA

Um dos problemas mais comuns dentro das empresas é a falta de comunicação com o líder, e ela pode ter duas causas, em primeira instância os colaboradores não sabem quem é seu líder, isso pode ser causado quando a empresa é muito grande e nem todos possuem acesso direto a pessoa responsável, e as informações se perdem ao longo do caminho.

Outro problema também pode ser causado pela falta de didática do líder, ele fala, fala, e seus colaboradores não conseguem entender a mensagem a qual ele está transmitindo.

Escolher um líder que tenha capacidade de desenvolver habilidades em terceiros e que consiga motivar os mesmos é essencial, e ao mesmo tempo, é extremamente difícil.
Mas tudo pode mudar. Selecionamos cinco dicas que te ajudarão a ser um bom líder:

  1. Ter paixão pelo serviço: um bom líder tem que ter espírito de servir aos outros.
  2. Falar com clareza sobre as prioridades.
  3. Desenvolva equipes, olhe para inovação.
  4. Seja humilde!
  5. Crie relações de confiança.

FALTAM DE INVESTIMENTO TECNOLÓGICO

A forma como nos comunicamos mudou, após o boom da internet, nunca mais recebemos e transmitimos as informações da mesma maneira. E, é importante adotar novas formas de comunicação dentro das empresas, investir em equipamentos tecnológicos é a solução encontrada para conseguir alcançar o maior número de colaboradores possível.
E infelizmente, as empresas não investem em tecnologia como necessário.
Pesquisas realizadas sobre como melhorar a comunicação interna, no ano de 2017, afirmam que há um grande déficit por parte das corporações. Sem o material necessário, os colaboradores não conseguem desenvolver seu potencial.

INVESTIMENTO EM PROFISSIONAIS

O investimento em educação é essencial para a Comunicação Interna ser eficaz. Invista em treinamentos para que seus colaboradores aprendam a melhorar a comunicação interna, aumentem seu conhecimento técnico e se incluam nas novidades digitais.

Em uma pesquisa realizada pela GateHouse, no Reino Unido, os entrevistados apontaram que suas empresas não investiam na Comunicação Interna e em informações direcionadas. Isso acaba causando a desmotivação dos colaboradores, como veremos no próximo desafio.

COLABORADORES DESMOTIVADOS

As gerações anteriores, Baby Boomer (BB), X e Y, entravam no mercado de trabalho com o objetivo de se estabilizar financeiramente, trabalhar na mesma empresa até se aposentar, casar, comprar uma casa e ter filhos. Fim.

As novas gerações não possuem medo de desafios e, é considerada por pesquisas, uma geração mais instável, que está sempre buscando mudanças, inclusive na área profissional. E para esses novos colaboradores é necessária uma comunicação mais atrativa, que o deixe motivado a permanecer naquele local.

Para tentar solucionar esse problema, o mercado da comunicação e tecnologia, está adotando métodos que envolvem tecnologia móbile, stream, tv corporativa e eventos para integrarem seus colaboradores em tempo real.

TV CORPORATIVA, é uma ferramenta de comunicação com conteúdo exclusivo e voltado para os colaboradores onde neste meio, você pode falar sobre estratégias da empresa, reconhecimento, endomarketing, dentre outros assuntos. Tudo isso de forma direta e sem ruídos para os colaboradores.

A ferramenta Móbile ganha espaço pela praticidade de não depender de um espaço físico.
É possível se conectar em 3G ou 4G com seus colaboradores, em uma conferência internacional, por exemplo, e transmiti-la em tempo real para seus colaboradores a partir de um smartphone.

Falamos mais sobre este assunto no artigo: Não cometa este erro, cuide da comunicação em sua empresa.

FALTA DE EFICIÊNCIA AO TRANSMITIR A MENSAGEM

O filosofo da comunicação McLuhan, afirma, que a forma como transmitimos a mensagem é mais importante que a própria mensagem. A mesma pesquisa da GateHouse, apontou que os colaboradores de mais de 300 organizações, não recebem as mensagens transmitidas com clareza. E para resolver isso algumas empresas estão voltando seus olhos para as redes sociais corporativas e digital signage, que através de painéis digitais se tem uma informação objetiva para sua empresa e seus colaboradores.

Essas foram algumas dicas que podem melhorar a comunicação interna de uma empresa. Quer saber mais sobre como a TV Corporativa ou Digital Signage podem te ajudar? Então veja como engajar mais os colaboradores em sua empresa!


Publicado por: Atmo Digital
Soluções em TV Corporativa, Eventos Corporativos e Digital Signage para comunicação empresarial, presencial ou a distância.
Assine nossa newsletter

Nossos e-books