Quer saber também como encantar o cliente e vender mais?


Confira nossas dicas de fidelização.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Ouça este artigo na íntegra. Basta apertar o play! 🙂


As 10 lições para encantar o seu cliente:

  1.  Foque na experiência do consumidor
  2. Dialogue
  3. Trate as queixas como oportunidades
  4. Promova eventos
  5. Recompense
  6. Eduque
  7. Tenha um pós-venda de primeira
  8. Reduza os atritos
  9. Vá além das expectativas
  10. Seja pessoal

 

Um dos desafios do marketing e da publicidade é encantar os clientes. Quanto mais seu público estiver conectado emocionalmente à sua marca, melhor se torna o relacionamento com o cliente. Segundo estatísticas do setor, aumentar a retenção de clientes em 2% significa diminuir os custos da organização em 10%. Uma troca bastante atrativa, não acha?

Mas como encantar seu cliente a ponto de fidelizá-lo dessa maneira? Nós pensamos em 10 estratégias que você pode aplicar agora mesmo!

#1 Foque na experiência do consumidor

Vá além da venda, ofereça valor para encantar o seu cliente. Compartilhe conhecimento, mostre formas inovadoras de usar o seu produto. Mantenha-o informado sobre o seu mercado, novidades do setor, promova experiências únicas, como um tour virtual pela sede da sua empresa ou a participação em um evento exclusivo.

 

#2 Dialogue

Para encantar seu cliente você precisa conhecê-lo. E só conhecemos alguém quando conversamos abertamente com esse alguém. Neste sentido, crie canais de comunicação que permitam o diálogo ágil e constante. As redes sociais são ótimas para ouvir e ser ouvido por seus clientes. Abra um portal onde as dúvidas e queixas serão prontamente resolvidas, encante o seu cliente com um atendimento digital!

 

#3 Trate as queixas como oportunidades

Sabemos que é impossível agradar a todos os clientes a todo o momento. A oferta que parece boa para um, não é para o outro. Mas não podemos deixar de responder às queixas, que são expressões diretas de um desejo do consumidor. Pratique o social selling, o processo de desenvolvimento de relacionamentos como parte do processo de vendas. Ouvindo seus clientes, você encontrará novas oportunidades para encantá-los.

 

#4 Promova eventos

Um evento direcionado aos clientes demonstra como sua empresa se importa com eles e está disposta a investir na relação. Os eventos podem ser exclusivos para um grupo ou aberto a todos. Descubra qual tipo de evento é melhor para o seu negócio.  Lembre-se: o script do evento deve ser de interesse dos convidados, o objetivo é despertar o senso de pertencimento à sua marca.

 

#5 Recompense

Clientes assíduos ou de longa data devem ser recompensados, pois são os maiores candidatos a promotores da sua marca. Mas um brinde qualquer não faz diferença. Tem que ser algo único, de preferência que fique guardado na memória. Já pensou em dar uma viagem de presente ou um ingresso para um show concorrido? Sorteios, brindes e mimos são bem quistos e sempre encantam o cliente fiel.

 

#6 Eduque

Manter a proximidade com seus clientes é essencial para que sua marca nunca saia de cena. Neste sentido, é possível manter um contato constante por meio de uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Selecione temas que sejam do interesse dos seus clientes, crie conteúdos diferenciados e compartilhe por e-mail, no blog da empresa e nas redes sociais.

 

#7 Tenha um pós-venda de primeira

Muitas empresas esquecem o cliente logo após a primeira venda e só retomam o contato quando querem vender novamente. Nada disso! Para encantar seus clientes, você deve ter um pós-venda de qualidade, que faça followups para saber como o cliente está se sentindo com a aquisição. Mostre-se interessado em descobrir se o cliente tem dificuldades, se gostaria de opinar etc. Mostre que você quer ajudá-lo a usar o produto ou serviço da melhor maneira possível!

 

#8 Reduza os atritos

Qualquer profissional de vendas sabe que os consumidores têm objeções. O grande desafio para o fechamento de um negócio é acabar com elas. A dica aqui é ter uma boa argumentação para as principais objeções dos seus clientes: desde a falta de tempo até a falta de dinheiro. Isso pode ser trabalhado na sua estratégia de conteúdo e usando os gatilhos corretos. Para quebrar o gelo antes de entrar nos detalhes de negócios, o ideal é usar o conhecimento que você tem sobre ele, inclusive pessoal, para entrar em algum assunto que ele gosta.

 

#9 Vá além das expectativas

Seu objetivo é apenas vender ou ter uma carteira de clientes fiéis? Se você optou pela segunda opção, precisa ir além do básico. Mais do que oferecer um produto ou serviço de qualidade a preços atrativos, você precisa compreender quais são as reais necessidades do seu cliente ao buscar tal solução. Assim, você poderá surpreendê-lo com uma oferta única, personalizada.

 

10# Seja pessoal

Encantar clientes é gerar relacionamentos saudáveis e duradouros, o que não contempla uma interação impessoal e jargões corporativos. Se você quer que seus clientes sejam aliados da sua empresa, trate-os de forma pessoal, chame-os pelo nome, fale da mesma forma que eles falam. Em suma, haja como um amigo próximo, pronto para dar conselhos e ajudar sempre que necessário.

Na Disney, por exemplo, os funcionários (ou elenco, como eles dizem!) são treinados para “espionar” os comentários dos clientes para saber do que estão gostando e o que não os está encantando. Assim, podem sempre aprimorar sua experiência e ajustar os processos.

Gostou dessas dicas? Que tal compartilhá-las com seus contatos?


Publicado por: Atmo Digital
Soluções em TV Corporativa, Eventos Corporativos e Digital Signage para comunicação empresarial, presencial ou a distância.
Assine nossa newsletter

Nossos e-books

  • Guia Prático Para Produzir Vídeos de Qualidade

    Guia Prático Para Produzir Vídeos de Qualidade

    Baixar e-book

  • 8 Dicas: Como a Comunicação Digital pode melhorar o seu negócio

    8 Dicas: Como a Comunicação Digital pode melhorar o seu negócio

    Baixar e-book

  • Tudo o que você precisa saber sobre Transmissões Ao Vivo

    Tudo o que você precisa saber sobre Transmissões Ao Vivo

    Baixar e-book