Seu Evento: Não fracasse nele! Cinco erros que você não deve cometer


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14 de setembro de 2018

Quando estamos envolvidos na realização de um evento, errar não é uma opção, mas existem cinco erros muito comuns que podem levar seu evento ao fracasso.

 Eventos corporativos ampliam a network, possibilitam novos negócios, engajam os colaboradores, além de ser uma maneira de apresentar novos produtos ao mercado,  quando acontece um erro em seu evento, todas as possibilidades citadas anteriormente, caem consideravelmente, sendo possível que seus clientes saiam correndo ao ouvir o nome de sua corporação. E para evitar isso separamos cinco erros muito comuns para que você não os cometa e algumas dicas de como evitar os transtornos.

 

  1. FALTA DE PLANEJAMENTO NO EVENTO

Talvez, você esteja pensando que este é o elemento mais obvio quando estamos a falando em realizar um evento. Mas, infelizmente não é. E de todos os erros a não cometer este é o mais grave. É de fundamental importância o planejamento, desde lista de convidados, infraestrutura, número de pessoas, e uma planilha com um passo a passo de como será o evento.

Planejar inicialmente pode dar muito trabalho, mas também evita dores de cabeça futuras. Comece analisando qual o público alvo do seu evento, muitas empresas preferem passar este cargo adiante, contratando uma equipe para ficar responsável por toda a execução do evento.

Caso você mesmo o faça, se atente a (ao):

- Objetivo

- Público

- Infraestrutura

- Localização do evento

- Mão de obra necessária

E não se esqueça de calcular os possíveis riscos financeiros. Usar uma planilha ou um aplicativo para eventos vai facilitar muito este processo inicial, não importa se para 10 pessoas ou 300 pessoas, planejar direito te faz economizar tempo e evita usar recursos desnecessários.

 

  1. DIVULGAÇÃO

Você seguiu o primeiro passo, planejamento, mas esqueceu de investir em divulgação, e este é o segundo principal erro cometido. É necessário pensar em como as pessoas vão saber do seu evento, mesmo que seja interno e pequeno, onde os colaboradores possuem acesso mais fácil para saber sobre as informações? E-mail marketing é uma ferramenta que não pode deixar de ser usado, enviar um e-mail a todos falando sobre é uma das alternativas, mas não se esqueça de usar outros meios. Entre as ferramentas de marketing digital, encontramos o Digital Signage, a ferramenta permite através de players, transmitir informações diretas a seus colaboradores, evitando os ruídos, além de poupar recursos físicos como papeis em murais.

As redes sociais Twitter, Instagram, Facebook e até mesmo o Youtube são meios práticos e que conseguem atingir um público maior, afinal as redes possuem o auxilio de hastags, assuntos de interesses e filtram informações sobre os usuários possibilitando que seu evento apareça na timeline, além da possibilidade de investir em anúncios.

As redes estão constantemente se atualizando, a ferramenta transmissão ao vivo, pode ser realizada de qualquer aparelho smartphone com acesso a internet, possibilitando que mais pessoas participem de seu evento.

 

  1. INOVAÇÃO

Inovar faz com que você pense fora da caixa, ou seja, consegue encontrar oportunidades em uma situação onde nenhum outro encontra. A falta de inovação é um dos erros que levam seu evento a falhar.

Os novos consumidores não querem mais consumir mais do mesmo, como abordamos no e-book deste mês, Consumidor disruptivo, ele quer um serviço ou produto capaz de solucionar um antigo problema e que traga mais valor.

Pense em como seu evento pode ser inovador, para uma empresa tecnológica, por exemplo, e essencial ter ancoragem de telas, totens, afinal os consumidores desses produtos esperam e desejam um contato maior com os aparelhos.

 

  1. TECNOLOGIA

A falta de tecnologia pode impedir o seu evento de alcançar o potencial máximo, investir em tecnologia não é mais questão de status e sim de necessidade. Todos os dias surgem novas ferramentas para facilitar as atividades do dia a dia e para os eventos não é diferente. Painéis interativos e totens são boas ferramentas de integração do público, sendo uma ferramenta muito útil em exposições e palestras, apostar em projeções audiovisuais tornam o espaço mais lúdico.

Os aplicativos são uma ótima pedida, ocupam pouco espaço e podem ser baixados rapidamente, mas atentem-se as configurações, os celulares precisam ser flexíveis a IOS e Android, e ter um bom desempenho em ambas às configurações.

As ferramentas citadas vão mostrar que o seu evento está por dentro das novidades, não se esqueça de apostar em tecnologia para valorizar o seu evento.

 

  1. MENSURAR RESULTADOS

Depois que o evento aconteceu é hora de mensurar os resultados e as baixas. É importante saber a quantas pessoas o seu evento atingiu, quais problemas aconteceram e como eles podem ser solucionados no futuro. Não mensurar os resultados faz com que você continue a cometer os mesmos erros, ao mensurar você consegue descobrir qual é a melhor tática para solucioná-los em um próximo evento.

Quando você coloca no papel e mensura os resultados obtidos você sabe por onde seguir da próxima vez. Nós da Atmo Digital, seguimos os passos e realizamos com sucesso o evento, Apas Show 2018, o maior evento de varejo da América Latina. 

Agora que identificou os erros a não serem cometidos, mãos a obra. Gostou do conteúdo?  Dê uma olhada também em nosso Guia: Como Produzir Eventos Corporativos. Compartilhe com a equipe, o assunto em questão pode levantar debates e novos insigths do que fazer.

 

 Ficou com duvidas, ou tem alguma sugestão a ser feita? Deixe seu comentário.

 

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