Quando investir em uma Universidade Corporativa


O capital intelectual de uma empresa está certamente entre suas maiores preciosidades. Cada pessoa, independentemente do cargo que ocupa, possui conhecimentos, habilidades e técnicas extremamente valiosas para o negócio e é preciso estar atento a isso para não sair no prejuízo.

As Universidades Corporativas surgem exatamente nesse contexto, fomentando o capital intelectual dos colaboradores e agindo de maneira positiva na retenção de talentos. Mas, qual o momento certo para investir em uma universidade corporativa? Continue lendo e descubra!

O que é Universidade Corporativa?

Ao contrário das universidades tradicionais, uma Universidade Corporativa não possui, necessariamente, uma sede própria. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) deixou de reconhecer essas instituições em 2011, mas, nem por isso elas perderam a força – pelo contrário!

Normalmente são oferecidos conteúdos e exercícios focados diretamente no cotidiano dos colaboradores, variando de acordo com a área de atuação. A ideia não é competir com o ensino tradicional, mas funcionar de maneira complementar a fim de otimizar os resultados dos trabalhadores.

Porque investir em Universidade Corporativa?

O processo tradicional de treinamento de pessoal pode ser moroso e complexo. É necessário disponibilizar um espaço, materiais e alocar um funcionário para aplicar esse treinamento ou reciclagem. Quando a empresa investe em uma Universidade Corporativa, por mais que o trabalho inicial seja maior o resultado é infinitamente superior.

Normalmente a estrutura é totalmente virtual e os materiais podem ser distribuídos para quantos colaboradores, estagiários ou funcionários, forem necessários. Esse aumento na agilidade e disponibilidade facilita muito tanto o processo de contratação como o interesse pela reciclagem (ou formação continuada).

Quando devo começar a investir?

A partir do momento em que a sua empresa passa a ter altas demandas de treinamentos, reciclagens e formação continuada é indicado começar a investir em uma Universidade Corporativa. Com o suporte certo em poucos meses é possível ter um resultado surpreendente – tanto para gestores quanto para colaboradores.

Mas, antes de fazer o investimento propriamente dito é muito importante determinar as diretrizes, objetivos e metas principais do projeto. Quais setores serão contemplados? Serão concedidos benefícios para os colaboradores que formarem? Como será feito o conteúdo programático?

Responder à todas essas questões é fundamental para que a execução do projeto de educação corporativa gere resultados positivos. Além de contribuir enormemente na evolução do capital intelectual da empresa, a iniciativa também apresenta excelentes resultados na manutenção de talentos da casa.

Retenção de talentos e motivação

Treinamentos, reciclagens e programas de educação continuada oferecidos pela empresa demonstram para os colaboradores que a organização realmente se importa com seu crescimento profissional. Isso gera uma relação de confiança e contribui diretamente na retenção de talentos.

Em paralelo, um colaborador formado em algum treinamento interno sente-se mais confiante para tomar decisões estratégica, buscar soluções inovadoras e gerar o máximo de resultado possível. Essa motivação é um dos principais resultados gerados, ao lado do aumento de capital intelectual.

E você, já pensou em investir em uma Universidade Corporativa? Fale Conosco!

voltar

Temos a solução ideal para o seu negócio

Quer saber como podemos ajudar na comunicação de sua empresa em TV Corportiva, Banner Digital ou Eventos

Entre em contato