O comportamento Omni determinará o varejo do futuro?


Você sabe o que é o comportamento Omni? Ao longo dos anos e de maneira cada vez mais intensa, a tecnologia tem promovido mudanças que impactam as mais diversas áreas, inclusive o varejo e as formas de se conectar com o consumidor.

É por essa razão que o comportamento Omni é assunto de interesse para os varejistas que estão antenados às tendências do mercado para se manter em destaque agora e no futuro. Acompanhe o post para saber mais!

O que é omnichannel

Para entender o comportamento Omni, antes, é preciso saber o que é omnichannel ou omni-canal. Omni remete a “tudo” e, portanto, apresenta a ideia de que uma loja deve dispor do máximo de canais possível e unificá-los para oferecer um atendimento completo, coeso e de qualidade aos consumidores.

O objetivo é integrar lojas, e-commerces e seus consumidores, potencializando sua interação para permitir que esses consumidores não sintam diferença entre o mundo virtual e o mundo das lojas físicas.

Para ser capaz de oferecer uma experiência omni-canal, uma loja precisa investir em diferentes canais e, sobretudo em sua integração. Assim, garante que não haja divergência de informações entre os canais / atendentes, diminuindo barreiras e facilitando a vida do cliente.

O que é comportamento Omni

O comportamento Omni está diretamente relacionado a essa ideia de omni-canal e é, na verdade, uma mudança na forma de consumo que gera a demanda por esse atendimento diferenciado.

Consumidores cada vez mais habituados ao universo digital conhecem suas facilidades de pesquisa e querem, portanto, ser bem assistidos em qualquer canal de comunicação com a loja. Querem, também, que não só as informações e qualidade do atendimento sejam o mesmo, como esperam que o tratamento que recebem siga sempre o mesmo padrão.

É justamente por estarem imersos no digital e por vivenciarem o mundo das lojas físicas que esses consumidores têm facilidade para transitar entre eles e, até mesmo, experimentá-los simultaneamente. Por isso, demandam uma experiência cada vez mais completa, múltipla e, ainda, coerente.

O comportamento Omni e o futuro do varejo

Como visto, é o consumidor quem apresenta seu novo comportamento de compra e faz com que esse comportamento determine as tendências, novidades e mudanças no varejo.

O comportamento Omni é fruto, dentre outros fatores, do avanço da tecnologia e de seu impacto no dia a dia da sociedade. Pode-se dizer que esse comportamento tende se desenvolver e se intensificar à medida que novas tecnologias se tornem ainda mais eficientes para a diminuição da barreira entre o real e o virtual.

Como consequência, um universo cada vez mais Omni é criado, fazendo com que os consumidores apresentem uma demanda cada vez maior por lojas capazes de corresponder a essa experiência.

O varejo e seu futuro Omni

Vale saber que não são apenas fatores “externos” (os consumidores e a tecnologia) que determinam o futuro do varejo. O próprio varejo pode se beneficiar das mudanças apresentadas pelo comportamento Omni para ajudar a moldar seu próprio meio e a guiar sua evolução.

Isso porque o omni-canal, ao colocar o consumidor e sua experiência no centro dessa integração, permite a coleta de informações importantes para entender esse consumidor, identificar suas preferências e desenvolver uma interação cada vez mais positiva.

Assim, mais do que encarar o comportamento Omni como algo que pode determinar o futuro do varejo, o interessante é buscar entender como as vantagens do Omni podem ajudar o varejo a triunfar nesse futuro.

Gostou do post? O Omni é apenas uma das tendências do varejo para 2018, confira este outro post para saber quais são as outras!

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