Dicas e cuidados para planejar sua estratégia de TV Corporativa


Algumas companhias apostam em TV Corporativa e acreditam que contar com um arquivo visual previamente produzido e simplesmente jogar esses conteúdos na web seja a melhor maneira de iniciar uma TV Corporativa. De fato, pode ser interessante reaproveitar o arquivo, mas se queremos que nossa televisão consiga atingir o objetivo de atrair e fidelizar clientes, é preciso modificar esse pensamento.

Na verdade, antes de qualquer coisa, é importantíssimo definir um projeto de conteúdos que considere a descrição dos programas, seus objetivos, duração e periodicidade. Uma vez que o projeto toma forma, chega a hora de começar a usar os arquivos para ver se o material se encaixa no que foi definido como plano.

Assessoria Externa

Não se esqueça, em nenhum momento, que os conteúdos da televisão corporativa são a chave para o sucesso do projeto. Por isso, recomenda-se fortemente que sua empresa conte com a assessoria de uma consultora ou produtora de TV Corporativa com experiência e conhecimentos.

Uma produtora vai orientar a programação para que a mesma seja a mais adequada e esteja alinhada com seus objetivos e orçamento, sempre tendo em conta todas as variáveis de iniciativas como esta. De uma forma geral, é importante considerar as seguintes orientações:

  • A TV Corporativa costuma funcionar com grades de programação de, no mínimo, 2 horas;
  • Não é necessário atualizar diariamente toda a programação: uma parte dos canais disponíveis somente se atualiza uma vez por semana

Estes dois fatores supõe que, na prática, sua empresa pode começar um projeto de TV Corporativa com um volume reduzido de conteúdos. Aproximadamente 200 minutos já são suficientes para começar a transmitir e, com 90 minutos novos, já é possível atualizar semanalmente a sua programação.

Mesmo assim, isso serve para ter uma base mínima de funcionamento, mas não define uma regra. De fato, cada organização é única e, de acordo com suas características, orçamento e objetivos, é possível modificar para mais ou para menos cada um destes parâmetros. Mesmo assim, consideremos alguns parâmetros extras na hora de começar a pensar sua programação:

  • Os formatos mais utilizados (e até recomendáveis) e que respondem aos hábitos de consumo na internet, são os de menor duração, entre 3 e 8 minutos. Ainda assim, não há necessariamente problemas em produzir programas mais longos no caso de que haja alguma necessidade específica;
  • É importante considerar a transmissão de conteúdos live, já que ajudam a criar mais interesse nos espectadores;
  • Não há ‘limitações’ sobre os tipos de programas. Sua companhia pode apostar em reportagens, entrevistas, consultas, informes, cápsulas, etc. Tudo pode ser transmitido e consumido, sempre que tenha a ver com os gostos e hábitos de consumo da sua audiência.
  • Não deixe de considerar as preferências do seu público-alvo na hora de planejar os programas. Uma boa ideia é realizar pesquisas sobre os interesses do seu Isso pode ser feito pela internet ou diretamente com as pessoas que você quer atingir.

Uma TV Corporativa é importantíssima para aumentar o fortalecimento da sua marca e permite comunicar-se diretamente com colaboradores e stakeholders. A Atmo Digital conta com toda a infraestrutura necessária para que você possa desenvolver seu canal de comunicação e oferece suporte em todas as etapas da produção.

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