Como planejar e criar seu treinamento corporativo


Sua companhia investe na educação corporativa, no treinamento e desenvolvimento de seus profissionais? Os esforços destinados à capacitação dos funcionários podem até consumir tempo e recursos, mas garantem que as equipes se destaquem posteriormente no que se refere à capacidade produtiva, inovação e, inclusive, na motivação dos profissionais.

De fato, há outras variáveis que influenciam no rendimento dos colaboradores, tais como um ambiente de trabalho saudável e salários de acordo com o que se exige de cada uma. Mesmo assim, nada substitui a capacitação necessária para desenvolver quaisquer atividades de forma fluida e funcional.

Neste sentido, é importante entender que a capacidade de resolver problemas rapidamente e com qualidade também configura um diferencial na satisfação, além de otimizar processos. Ou seja, contar com uma equipe bem treinada faz com que existam maiores retornos, com menos esforços e, consequentemente, com maior lucro.

Para que isso possa acontecer, é fundamental investir em treinamento e desenvolvimento corporativo. Vejamos como fazer isso.

Diagnóstico

Em primeiro lugar, é fundamental decidir se a capacitação será feita no sentido de aprimorar conhecimentos específicos, para mudanças mais generalizadas ou outras questões, como a mudança de cargos, por exemplo.

Antes mesmo de começar a pensar no treinamento corporativo na prática, é preciso identificar as necessidades atuais da empresa. Quais são os cursos necessários, e assim levantar as informações para que se possa bolar um plano eficiente e de acordo com os objetivos da companhia. Esta etapa é chamada de Levantamento das Necessidades de Treinamento.

Necessidades atuais ou futuras?

Além disso, é fundamental decidir se as questões a levar em consideração têm a ver com necessidades passadas ou futuras. Quando falamos do que ainda está por vir, podemos citar uma eventual expansão do empreendimento, contratação de novo pessoa, implementação de novos softwares, ou etc. Ou seja, tudo que está pensado para acontecer.

Quando olhamos para trás, consideramos os problemas crônicos ou pontuais que tiveram lugar na empresa anteriormente. Ruídos na comunicação interna, queixas de clientes, desperdício, produtividade deficiente e etc. Ou seja, aqui, o treinamento tem lugar para que falhas anteriores não voltem a ocorrer.

Plano de Treinamento

Após esta primeira aproximação, devemos considerar algumas variáveis, tais como a quantidade de treinamentos, número de funcionários a capacitar, duração das capacitações, período no qual vão ocorrer, qual é o conteúdo e, finalmente, o custo do investimento.

Neste caso, é interessante criar um relatório com todas essas informações para que a execução possa ser medida e organizada. Dessa forma, todos os envolvidos nas decisões relacionadas podem ter um panorama geral sobre o que vai acontecer, em que quantidades, características e outras informações quantitativas.

É importante para este plano definir qual será a ferramenta utilizada para este treinamento. Podemos citar alguns exemplos como treinamento via satélite, via web podendo ser algum canal do youtube, plataforma da empresa, workplace, ou via mobile com transmissão ao vivo ou vídeos pré gravados.

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Execução

Com tudo pensado, chegou a hora da prática, momento não menos importante e igualmente fundamental para que todo o planejamento tenha lugar de forma eficiente. Em primeiro lugar, defina quem serão os responsáveis pela implementação de cada detalhe (costuma-se delegar o controle ao RH).

Logo, organize reuniões para que todos os envolvidos possam alinhar suas metas e objetivos para analisar e entender os materiais usados na capacitação. Também é importante pensar na infraestrutura necessária.

Na sequência, inicie os trabalhos de programação e divulgação. Uma vez que o treinamento corporativo tenha início, é hora de acompanhar o processo e dar todo suporte necessário para que ocorram sem problemas.

Fechamentos

Por fim, cabe às equipes responsáveis pelo treinamento avaliar se o mesmo foi eficiente, quais foram os principais problemas e se a metodologia foi proveitosa. Sua empresa pode usar questionários para ter um feedback dos participantes, por exemplo.

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