Como a estratégia omnichannel pode ser aplicada ao varejo


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29 de agosto de 2018

Uma estratégia omnichannel bem feita tem o poder de tornar mais rico e duradouro o seu relacionamento com o cliente. O conceito omnichannel visa tornar melhor a experiência do cliente em todas as formas, absolutamente, todas. Integrar os canais de relacionamento, serviço e atendimento.

É importante na nova era do varejo ter canais de compra e venda unidos, você vai descobrir como aplicar os conceitos omnichannel no seu canal e como eles podem aumentar as suas vendas.

Os novos consumidores transitam e vivem entre o online e o off-line e é necessário que sua empresa “viva” também, uma pesquisa  da PWC Brasil apontou que 41% das vendas são ancoradas por um smartphone, e que o mercado e-commerce subiu 12% no ano anterior, tornando o momento perfeito para desenvolver as estratégias que vão conquistar este novo modelo de cliente.

E para isso o novo segmento do varejo visa unir todos os setores, o relacionamento, com o serviço e também com o atendimento final ao cliente, sendo possível a aplicação em alguns passos.

SEJA OMNICHANNEL!

PASSO 1 - COMPRAR OLINE E RETIRAR NA LOJA

Comprar online torna-se a primeira opção de muitos clientes, a facilidade de poder comprar em qualquer horário sem a necessidade de deslocar-se faz com que a tendência cresça.

A facilidade de comprar um produto, pagar mais barato e poder retirar na loja, une os canais de atendimento, venda e entrega tornando perfeito uma estratégia omnichannel.

Se você conseguir manter uma linearidade na condução de sua relação com o consumidor você conseguiu com sucesso. Invista na integração de canais.

PASSO 2- APLICATIVOS PARA CELULAR

Aplicativos ou apps como é mais conhecido possibilitam a união de canais, é possível disponibilizar o estoque, realizar compras ancoradas por um 3G ou 4G. No varejo está sendo implantada uma série de apps para a finalidade de compra online e off-line, o varejista Magazine Luiza já conta com a ferramenta.

PASSO 3- EXPERIÊNCIA DE PAGAMENTO INVISÍVEL

Uma nova forma de pagamento que está entrando no mercado é o pagamento invisível, neste tipo de experiência você consegue realizar uma compra sem precisar passar em  um caixa, auxiliado por uma pessoa, onde tudo é feito de forma tecnológica, você escolhe o produto e o paga de forma digital, por um aplicativo ou até mesmo com seu cartão  sem ser necessário um intermediário.

A Amazon Go é uma das lojas que já implementou a ferramenta no seguimento de varejo, e demonstra que a maior parte de seus consumidores tem aprovado a nova forma de consumir.

PASSO 4- REDES SOCIAIS ATUALIZADAS

As redes sociais de sua empresa precisam conter uma coerência e cadencia na postagem de novas publicações, não tem motivo para ter uma rede se não tiver tempo para realizar as postangens.

Programa-se antes, o indicado e realizar um planejamento semanal ou mensal, assim sabe exatamente quando publicar, outro aspecto importante no planejamento e não deixar sua rede abandonada.

Integre-se com seu público e tenha tempo para conversar, quanto mais próximo do consumidor estiver, mais sua empresa terá uma estratégia omnichannel.

Lembre-se o ominchannel defende que o consumidor e a loja possuam uma relação mais integrada e para isso é preciso ter transparência ao tratar de assuntos, e mantendo suas redes sociais ativas, eles conseguem entender como funciona.

PASSO 5 - TOTENS

Você já entrou em uma loja e foi perseguido pelos vendedores? Muitos clientes desistem de compras por conta desse atendimento afoito por parte dos vendedores. E para sanar esse problema, o ideal é investir em totens, que dispoem de um serviço de atendimento mais dinamico e que deixa seus clientes mais a vontade.

Esse tipo de atendimento pode economizar bastante ao fim do mês.

Por fim, alinhe as plataformas de venda e as mantenha sempre atualizadas, para saber mais sobre Omnichannel leia nosso artigo O comportamento Omni determinará o varejo do futuro?

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