Como a aceleração da globalização está afetando o modo de compra dos consumidores


“O mundo está cada vez mais globalizado”. É bem provável que você já conheça essa ideia e saiba que essa globalização se tornou mais intensa desde o surgimento da internet, certo? Talvez, porém, não saiba como essa globalização segue afetando e modificando o modo de compra dos consumidores.

Um mercado globalizado, como o que conhecemos hoje, abre cada vez mais espaço para que consumidores conheçam novas empresas, produtos e serviços. E, também, para que encontrem condições diferentes que vão desde valores e formas de pagamento até a experiência de compra.

Ter consciência dessas mudanças mostra que, para sobreviver no mercado, é crucial que uma empresa esteja preparada para entender os seus consumidores e oferecer a eles um diferencial que os transformem em consumidores fiéis.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura do post e descubra como a tecnologia que acelera a globalização é a mesma que pode ajudar você a levar o seu negócio ao sucesso!

Globalização e consumo

Desde o início da globalização que, segundo os historiadores, ocorreu a partir das Grandes Navegações ainda nos séculos XV e XVI, o processo é caracterizado pela integração econômica e social de países e pessoas.

Esse movimento certamente se intensificou ao longo do tempo, acompanhando a evolução das sociedades e de seus recursos para estabelecer contatos e trocas.

No decorrer das últimas décadas, a intensificação do comércio internacional, sobretudo em razão das facilidades apresentadas pela internet, tornou as fronteiras nacionais mais “fracas”.

E isso contribui não apenas para que as sociedades tenham cada vez mais facilidade de desenvolver comportamentos e interesses comuns, favorecendo ainda mais as trocas ou, em outras palavras, o consumo.

O mundo digital e a aceleração da globalização

As facilidades oferecidas pela internet têm forte influência na aceleração da globalização. E isso não acontece somente em função das tecnologias que tornam os e-commerces cada vez mais populares, por exemplo.

Antes disso, a conectividade e as ferramentas digitais (como redes sociais e outras plataformas) que tornam mais simples a comunicação entre pessoas e empresas de qualquer parte do mundo aceleram esse contato e contribuem para que, cada vez mais, as sociedades tenham comportamentos e interesses similares. O que, consequentemente, favorece as trocas a nível global.

Como tudo isso afeta o modo de compra dos consumidores

A essa altura, é fácil inferir que a globalização potencializada pelo meio digital favorece o aumento do número de compras realizadas online, inclusive por meio de sites internacionais (uma vez que muitos são isentos de impostos de importação, tornando seus preços mais atraentes para o consumidor).

Isso mostra que o consumidor tem à sua disposição uma variedade cada vez maior de produtos e serviços e, ainda, com a possibilidade de encontrar aquilo o que lhe interessa a valores mais interessantes do que os praticados pelas lojas nacionais, sobretudo as físicas.

Como competir? A solução, dentre outros fatores, passa por conhecer e aproveitar bem as novas tecnologias para, então, oferecer ao consumidor um diferencial que torne sua experiência de compra mais interessante e memorável.

Uma vez que produtos e serviços seguem se tornando mais acessíveis, oferecer esse diferencial é o que faz uma empresa ou marca se destacar e ganhar a preferência frente a uma concorrência que ultrapassa fronteiras e se torna mais intensa a cada dia.

Quer saber como se destacar e manter sua marca relevante frente à aceleração da globalização? Confira as principais tendências para o varejo e descubra se você está pronto para acompanhar esse mercado!

voltar

Temos a solução ideal para o seu negócio

Quer saber como podemos ajudar na comunicação de sua empresa em TV Corportiva, Banner Digital ou Eventos

Entre em contato