Ano novo, momento de reforçar a comunicação na sua empresa


Todo início de ano é uma nova oportunidade para implementar mudanças e fortalecer os laços com os públicos prioritários da empresa. Funcionários, fornecedores, clientes, parceiros de negócios, todos merecem a atenção devida para que o relacionamento continue gerando bons frutos para todos. Uma das formas de valorizar esses fatores é reforçando a comunicação.

Quando falamos em comunicação, nos referimos a uma via de mão dupla, onde comunicamos e recebemos feedback e vice-versa. Isso implica selecionar os canais corretos, segmentar as mensagens, pensar em cada público como se ele fosse único.

Neste post, você vai saber como reforçar a comunicação na sua empresa e ter relacionamentos de maior qualidade com seus públicos. Pronto para começar?

Cada público merece uma mensagem única

É bastante tentador criar um único conteúdo e distribuir para todos os públicos da empresa, como, por exemplo, um informativo sobre as atividades e projetos a serem desenvolvidos ao longo do ano. Entretanto, cada público merece uma mensagem distinta.

Um diretor de empresa usa uma linguagem diferente do pessoal técnico ou da produção. Um investidor deseja saber sobre assuntos que não competem aos demais colaboradores. Sendo assim, segmente seus públicos para aproximar-se mais deles e gerar identificação. A comunicação ficará mais eficiente.

Use o endomarketing para motivar

O endomarketing é uma das estratégias de comunicação mais eficazes para o aumento da produtividade e melhoria do clima organizacional. Com ações que objetivam motivar a equipe, fortalecer a cultura organizacional e gerar maior envolvimento dos stakeholders com a marca, é possível alcançar novos patamares de performance e competitividade.

Planeje eventos, crie gincanas, estimule o senso de equipe com marketing experiencial. Valorize os profissionais que são verdadeiros parceiros da empresa e capriche no reconhecimento de quem faz o seu negócio acontecer.

Entre na onda do inbound marketing

O marketing de entrada ou inbound marketing é a bola da vez para fazer qualquer audiência entrar no ritmo da sua empresa e se envolver com a sua comunicação. Criando conteúdos voltados para cada público – seja ele interno ou externo – você capta a atenção e cria um vínculo duradouro, baseado na confiança gerada pelo compartilhamento de conhecimento.

Para o público interno, compartilhe o conhecimento da organização sobre o mercado, ajudando os colaboradores a se manterem informados e atualizados sobre o negócio. Ajude ainda com temas recorrentes, como finanças pessoais, qualidade de vida, previdência privada, entre outros. Para os demais públicos, selecione temas relacionados ao seu mercado.

Inove na comunicação corporativa

Cada dia que passa temos mais recursos para reforçar a comunicação na empresa. Dez anos atrás, nem pensaríamos em inserir redes sociais como um canal de comunicação com o público interno, tampouco tínhamos grandes novidades no que tange à comunicação à distância.

Hoje, você pode fazer reuniões via Skype, transmitir eventos por live streaming e utilizar-se da TV Corporativa para inovar e atrair o interesse das pessoas. Muitas empresas já utilizam a TV Corporativa para criar programas personalizados para suas audiências, transmitir notícias sobre a empresa e o mercado, dar dicas de melhoria na qualidade de vida no trabalho, comunicar resultados com qualidade profissional.

O uso de vídeos, seja na internet ou intranet, é quase unanimidade quando se trata de inovar na comunicação. Quanto mais interativo for o conteúdo, maior o engajamento, portanto, saia do comodismo e abrace as novas tecnologias!

Preparado para reforçar a comunicação da sua empresa? Deixe um comentário!

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